-Tem porém em áreas mais afastadas. :( -Tá bom me coloca no CMEI. Que turma? - Turma C 2 aninhos. - Tá bom! :( Zero de experiência, zero de habilidades manuais, zero de perspectivas, zero de ânimo, pois queria ser professora, dar aula, trazer conhecimento para os alunos, mas enfim...
Começando este percurso sempre ouvindo: -Tá errado! Alfabeto não pode! Números nem pensar! Cores e formas tudo bem! Pode colocar. Atividades em folha?: -Nem pensar!Criança aprende no lúdico!
E assim foi seguindo minha jornada, cada dia sendo tosada e tudo que havia aprendido não se aplicava alí e parecia tudo errado e só fazia (Por que a coordenadora mandava.) fui me retorcendo para entrar dentro da Educação Infantil, creio eu que seja a área da educação mais cheia de vida e aprendizagens para adultos e crianças.
Mais eu tinha qualidades e me classifico 10 em respeito ao próximo, 10 em perseverança, 10 em amor aos pequeninos, 10 em força de vontade e assim busquei a cada dia me alimentar de Educação Infantil, na observação daquilo que as crianças fazem, na mediação, na reestruturação de minhas concepções e na valorização da profissional que está lá, batalhando e trazendo novas possibilidades a cada dia.
Humanizando o valor da profissional, a garra para continuar, os percursos infinitos e sem destino certo, as barreiras da educação pública e a falta de material, os contratempos e a mulherada que não quer calar(mulher é porreta), as crianças e o assistencialismo X educação, dosar medir palavras, atitudes e até conceitos. Nada está pronto, tudo muda a todo o tempo!
Os anos se passaram e o pedaço de colegas ilustres permaneceram em minha vida, o mais interessante é que as vezes reconhecemos a importância quando sentimos um pouco dessas pessoas em nossa fala e nas metodologias estarão aqui para sempre formando quem sou. Marilza, Cristina, Cristiane, Geane, Silvia, Mara, Hermivone, Lígia, Alba, Patrícia, Leila, Naiara e por aí vai, pessoas que passaram para me dar força e compor quem sou. Quanto conteúdo! Profissionais da educação sem igual, todas muito muito muito importantes para mim, em especial a Tia Claudia, é e ela não é professora e nem estudiosa de educação não, mais é a autora do "Bom dia com muita alegria!" e possui uma sinceridade além do comum, não fica embromando ninguém e fala na lata o que pensa ela foi minha ajudante em longos períodos e embarcou nas minhas aventuras como recém-professora, aprendi muito com ela, talvez ela não sabe isso, tem minha homenagem todos os dias pela manhã, utilizo este bom dia sempre, um pedacinho vivo desta pessoa que admiro.
Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe rsrsrsrs Hoje sou Gestora, em 3 anos de profissão consegui essa proeza, Deus sabe como, eu mesma não sei! O que sei é que trabalhar e retirar o pouquinho de cada um que está perto de nós, compreender, se colocar no lugar é fundamental para vivermos em harmonia. Não é julgando nosso colega que aliviamos nossas falhas. E na Educação Infantil o segredo é perseverar e errar sempre tendo a humildade pra reconhecer o erro, todo dia vc vai descobrir que não sabe nada ainda, mas vai ter a certeza que amanhã vc já está melhor e a cada dia melhor você vai revigorando e batalhando nessa profissão de Professora de Ed. Infantil. Uma homenagem de admiração a todas que estão nessa luta, quem quiser relatar algo manda comentário serão bem vindas sempre! ;)
"Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto para mudar novamente. Não aceite a verdade eterna. experimente." Skinner
Olá Maíra! Adorei seu texto inicial, me identifiquei muito, mas meu caso é com a educação profissional.
ResponderExcluirO seu amor pela educação infantil acredito que vai contagiar a todos que passarem pelo seu blog. Continue firme no seu propósito, pois só quando trabalhamos em Educação compreendemos a frase clichê "só a educação pode mudar o futuro de um país".
Admiro sua autenticidade e é isso aí, não temos que tentar agradar aos outros, temos que ser nós mesmos com nossas qualidade e defeitos, mas verdadeiros. Um grande beijo!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEducar é uma combinação de desejos: o desejo do professor em transmitir o conhecimento e o do aluno, de receber esse conhecimento. E além disto, que ambos estejam abertos ao compartilhamento de experiências.
ResponderExcluir